O QUE FAZEMOS

A Biblioteca Itinerante

Com um tuk-tuk eléctrico amigo do ambiente, a biblioteca itinerante Na Rua com Histórias – Uma Biblioteca para Todos, percorre os bairros históricos de Alfama, Castelo, Graça, São Vicente e Mouraria, entre as 10:00/13h30 e as 14h00/17h30, da seguinte forma: com paragens pré-definidas a equipa está semanalmente nos mesmos locais, para desenvolver relações e laços de confiança com as pessoas que estão e passam na rua, disponibilizando livros, periódicos e outras publicações, a quem desejar.

 

Conheça as rotas e veja o calendário actualizado.

Veja onde estamos aqui.

Ler Doce Ler

Semanalmente, uma equipa de voluntários desloca-se a casa de pessoas previamente inscritas para receberem leitura em voz alta e criar laços de confiança através da partilha de histórias e conversa. Os destinatários são preferencialmente pessoas idosas, que estão sós ou pessoas que por algum motivo têm um problema de mobilidade. Esta actividade só é possível através da ajuda de voluntários que generosamente dedicam o seu tempo para realizar uma visita semanal. Se quiser fazer a diferença na vida dos que estão mais sós, junte-se a nós e contribua para o crescimento deste projecto.

HISTÓRIAS QUE SOMOS

Somos as histórias que vivemos e são essas histórias que nos tornam únicos. Tal como os bairros históricos de Lisboa, únicos na sua sua identidade e cultura popular, com um património tão rico em tradições, expressões, hábitos e estórias, são as pessoas que os habitam que lhes dão matéria e sentido.

É esse amplo património imaterial que não queremos, nem podemos deixar morrer. É por isso que as visitas ao domicílio são tão importantes. É nesse contexto de partilha e leitura que aproveitamos para recolher testemunhos reais de pessoas que cresceram e ainda vivem nesses bairros, dando-lhes a oportunidade de reviver e eternizar as suas memórias. Para elas e para quem chega de novo.

Visite o nosso museu virtual e conheça as histórias das pessoas que fazem destes bairros, lugares únicos.

Biblioteca Inclusiva

A biblioteca itinerante Na Rua com Histórias - Uma biblioteca para Todos, disponibiliza a pessoas em situação de sem-abrigo, a oportunidade de requisitarem livros, periódicos e outras publicações. Em articulação com a Associação Conversa Amiga fazemos um trabalho de divulgação dos serviços prestados, conversando com as pessoas na rua, combatendo o isolamento e promovendo assim a inclusão social.
Actualmente, o tuk tuk pára em Santa Apolónia, junto aos cacifos solidários duas quartas-feiras por mês das 12h30 às 13.30 para promover hábitos de leitura e rotinas para inclusão social.

No futuro, pretende-se alargar esta actividade a outros locais, através de parcerias com outras instituições que sinalizem pessoas nesta situação e que estejam interessados em ser leitores da biblioteca.
Se é uma associação que trabalha com pessoas em situação de sem abrigo ou outro tipo de população que seja potencial vítima de exclusão social e quer levar-lhes livros e histórias de esperança, contacte-nos para se tornar parceiro.