O PROJETO

A Ideia

A ideia deste projecto nasce em 2013, pela mão de Elsa Serra. Fruto da paixão pelos livros mas também da necessidade em resolver um problema social – o crescente isolamento e iliteracia da população.

 

Anos depois de lhe ter sido diagnosticada uma artrose total da anca, Elsa Serra, a mentora deste projecto deparou-se com o problema do isolamento. Foi a empatia que sentiu pela solidão da população mais idosa e as suas próprias limitações que a empurraram para a urgência de criar um projecto onde as histórias fossem a prescrição social mais poderosa.

A ideia começou a ganhar corpo e pernas em 2016 quando Elsa começou a visitar idosos que por alguma razão tinham problemas de mobilidade e solidão, levando-lhes histórias e sorrisos.

 

E assim nasceu esta ideia “Na Rua com Histórias – Uma Biblioteca para Todos”, uma biblioteca cuja missão é combater a solidão e a iliteracia, através da leitura, da empatia, e dos laços humanos que nascem através das histórias, chegando a quem se sente isolado por viver em situação de sem-abrigo ou numa casa, apesar de se encontrar no centro da cidade de Lisboa.

 

Acreditamos no poder transformador da leitura e da sua partilha. Queremos através da biblioteca itinerante “Na Rua com Histórias – Uma Biblioteca para Todos”, com um tuk-tuk eléctrico amigo do ambiente, chegar às ruas estreitas de Lisboa, e a todos, parar, estar, motivar os idosos a saírem de casa, e também ir ao encontro de quem vive só e não se consegue deslocar, levando livros, jornais, revistas, leitura em voz alta, esperança, afectos, e criação de valor.

 

É esta a nossa visão de futuro, um futuro baseado na transformação individual e social em que se promove o diálogo intergeracional e o combate à exclusão social, com as histórias de todos nós.

Os Objectivos

O objectivo maior  do nosso projecto é combater a nudez social, o isolamento dos idosos e das pessoas em situação de sem-abrigo mas também a iliteracia da população em geral.

 

É claro, que este objectivo tem pano para mangas e associado a ele, surgem outros mais específicos que caminham lado a lado:

  • Contribuir para a Inclusão social
  • Promover a literacia
  • Aumentar a auto-estima
  • Combater o isolamento
  • Promover o envelhecimento activo
  • Oferecer um terreno neutro para pessoas de diferentes origens face-a-face, compartilhando histórias e livros.
  • Fomentar o diálogo intergeracional

 

Para dar resposta aos objectivos a que nos propomos, criámos 4 propostas de actividades distintas, cada uma delas com funções e propósitos diferentes:

A Equipa

A equipa que assegura o dia-a-dia deste projecto, assenta em pessoas com perfis e histórias tão diferentes. Todos eles unidos pelo poder transformador e mágico que as histórias e os seus contadores têm para imprimir esperança e poder para fazer do mundo (ou do nosso bairro) um sítio melhor.

Elsa Serra

Elsa é a cabeça e coração deste projecto.
Para além de ser contadora de histórias profissional, autora de 5 livros, formadora e presença assídua em sessões de histórias promovidas por diversas livrarias, bibliotecas e escolas do país, Elsa gosta de dançar e carregar energias na empatia improvável.
É uma idealista inveterada, que escolhe sempre a melhor versão dos outros e das histórias que eles contam, mas é com a criançada que encontra o equilíbrio e naturalidade das coisas certas. Tem a família e os afectos tatuados em todas as escolhas que fez e talvez seja por isso que é tão generosa na forma como ouve e conta histórias.
Quando ainda não tinha 40 anos foi-lhe diagnosticada uma artrose total da anca e foram a limitação física e isolamento social que sentiu que a aproximaram tanto dos idosos e de todos aqueles que por alguma razão se sentem sozinhos.
Se há coisas, lugares ou ideias que possam definir uma pessoa, este projecto é provavelmente o melhor e mais honesto resumo de Elsa.

Elisa Tavares

É a criatividade em pessoa. Adora imaginar e traçar as linhas que vão costurar cenários e personagens para diversas histórias. Tem a habilidade de fazer despertar a criança que há em nós e é fascinada pelo universo da fantasia.
Sempre pronta a ajudar, o seu sorriso traz cor até aos dias mais cinzentos. Vê na escrita um desafio apaixonante que transforma e reinventa para estimular a imaginação dela e dos outros.
No projecto que agora abraça, Elisa vai com toda a sua garra e alegria espalhar sorrisos e devolver esperança aos habitantes dos bairros que tão bem a receberam e a quem já chama de ‘casa’.

Mónica Pereira

Tem um olho de lince para os detalhes e o dom de antecipar cenários e procurar soluções com uma atitude sempre otimista. Gosta de organizar, gerir e ajudar a resolver. O que for.
É mãe convicta e apaixonada. Para ela as boas histórias têm sempre dois ingredientes infalíveis: amor e superação. Mas nada a desarma melhor do que um abraço ou uma boa gargalhada.
Neste projecto, a Mónica vai trazer toda a sua paixão pelas curvas do bairro que a viu nascer e crescer e o carinho maior pelas pessoas idosas cuja experiência e sabedoria para ela não têm preço.